Notícia
Genro de Erdogan demite-se de ministro das Finanças da Turquia
A saída do ministro das Finanças surge um dia após o presidente turco ter demitido o governador do banco central do país.
O ministro das Finanças turco demitiu-se de forma inesperada este domingo invocando motivos de saúde. Na véspera, o presidente turco, Recep Erdogan demitiu o governador do banco central do país.
Berat Albayrak, genro de Recep Erdogan, era o responsável pela pasta das Finanças desde 2018, depois de ter sido ministro da Energia durante três anos.
A saída de Albayrak, de 42 anos, ocorre um dia após Erdogan ter demitido o governador do banco central turco, Murat Uysal, tendo nomeado o ex-ministro das Finanças Naci Agbal para o cargo. A exoneração de Uysal surge numa altura em que a lira turca se encontra em mínimos históricos.
O novo governador do banco central é conhecido pela sua oposição às políticas de Albayrak ao longo dos últimos dois anos, um período em que a moeda turca perdeu quase metade do seu valor face ao dólar.
Durante o mandato de Albayrak, a inflação na Turquia situou-se nos dois dígitos, muito acima do objetivo oficial do governo de 5%.