Notícia
Estudo revela que somos mais diversificados do que pensamos
Qual é, afinal, a nossa origem? Esta parece uma pergunta simples e de fácil resposta. Mas, na verdade, não é bem assim.
Um estudo realizado pela Momondo junto de 7.200 pessoas de todo o mundo mostra que 43% dos inquiridos identifica a sua origem até apenas um país quando, na realidade, somos oriundos, em média, de quatro regiões.
Desta análise fizeram parte 397 portugueses. Os resultados mostram que 32% acredita que consegue identificar os seus antepassados até apenas dois países.
"A nossa origem e mapa geográfico são muito complexos," refere Brad Argent, representante da AncestryDNA, o maior laboratório de análise de ADN no mundo, citado em comunicado. "As conclusões do estudo confirmam a nossa experiência com pessoas que procuram compreender a sua árvore genealógica. A maioria dos inquiridos revelou-se muito surpreso ao descobrir que a sua origem é muito mais complexa do que esperavam. Somos na verdade oriundos de, em média, quatro regiões".
No âmbito desta iniciativa, a Momondo convidou 67 pessoas provenientes de diversos pontos do planeta a participarem no projecto. Estas aceitaram o desafio de realizarem um teste ao seu ADN e partilharam as suas ideias e previsões dos eventuais resultados. Algumas semanas mais tarde, voltaram a reunir-se para descobrir a sua origem em conjunto.
"O projecto confirma que não estamos totalmente cientes da nossa origem. Indicou ainda que sabermos o quão diversificados somos, pode alterar a nossa percepção em relação a nós próprios e a pessoas de outras nacionalidades" explica Miguel Gallo, Head of Markets da Momondo.