Notícia
Duplo atentado em Bagdad faz 27 mortos e 53 feridos
Pelo menos 27 pessoas morreram e 53 ficaram feridas este sábado, num duplo atentado levado a cabo num movimentado mercado no centro da capital iraquiana.
Um concorrido mercado no centro de Bagdad foi este sábado alvo de um duplo atentado bombista, provocando pelo menos 27 mortos e 53 feridos, segundo fontes da polícia iraquiana citadas pela Bloomberg.
O último grande ataque terrorista em Bagdad tinha ocorrido em Outubro, quando um suicida se imolou durante uma cerimónia de condolências num bairro xiita, matando 34 pessoas.
O atentado deste sábado, 31 de Dezembro, teve lugar no mercado de Al-Sinek, no centro da capital iraquiana. O ataque estava a ser atribuído ao Daesh, já que este grupo jihadista sunita (que se auto-intitula Estado Islâmico) – que se confronta desde 17 de Outubro com as forças iraquianas em Mossul (norte do país) – visa frequentemente Bagdad em atentados. Mais tarde, em comunicado divulgado na Internet, o Daesh reivindicou de facto a autoria do duplo atentado e identificou os dois suicidas como Abu Nayaf al-Iraqui e Abu Abdelmalek al-Iraqui.
Dois kamikazes fizeram-se explodir quase em simultâneo, de manhã, numa altura em que inúmeros vendedores e compradores fazem deste mercado um dos mais movimentados de Bagdad.
"Muitas das vítimas estavam juntas numa tenda a tomar o pequeno-almoço quando se deram as explosões", comentou à AFP um comerciante.