Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

António Guterres reúne-se sexta-feira com Trump na Casa Branca

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reúne-se na sexta-feira com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, anunciou hoje o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, homenageou Mário Soares como 'um dos raros líderes políticos de verdadeira estatura europeia e mundial', a quem os portugueses devem 'em grande medida, a democracia, liberdade e respeito pelos direitos fundamentais'. 'Presto a minha homenagem a Mário Soares, certo de que figurará na nossa memória e na história do nosso país, como um homem livre que quis que todos nós vivêssemos em liberdade e que lutou toda uma vida para que isso fosse possível', afirma o secretário-geral da ONU, numa declaração enviada à Lusa. 
Na nota, o antigo primeiro-ministro português diz ter tomado conhecimento da morte do ex-Presidente 'com profunda emoção e um agudo sentimento de perda'. 
Na mensagem, Guterres começa por transmitir à família de Mário Soares e, em particular, aos filhos e netos do antigo Presidente, as suas 'sentidas e amigas condolências'. 
'Falei já com os filhos, Isabel e João, junto de quem expressei a minha solidariedade neste momento doloroso do falecimento do seu pai', menciona.
'É, em grande medida, a ele que devemos a democracia, a liberdade e o respeito pelos direitos fundamentais de que todos os portugueses puderam usufruir nas últimas décadas e que são hoje valores adquiridos no nosso país', considera António Guterres, na mensagem. 
Mas, acrescenta, 'a dimensão do legado de Mário Soares ultrapassa em muito as fronteiras de Portugal'. 
Por um lado, porque o país lhe deve a sua 'plena integração' na comunidade internacional, mas também porque 'o seu apego à liberdade e à democracia fazem dele um dos raros líderes políticos de verdadeira estatura europeia e mundial', lê-se na declaração do secretário-geral das Nações Unidas. 
António Guterres afirma ainda que, 'pelo seu empenho político firme e corajoso e pelos princípios e valores que coerentemente prosseguiu ao longo da vida', Mário Soares 'moldou a vida política em Portugal de forma indelével'.  'A liberdade foi sempre o seu valor de referência', refere também.
19 de Outubro de 2017 às 19:49
  • ...

Guterres, que viajará hoje para Washington, manteve um breve primeiro contacto com Trump no passado mês de Abril, e ambos se comprometeram então a organizar um encontro mais formal.

 

Embora a ONU não tenha querido revelar a agenda da reunião, além de que serão abordados "assuntos de interesse comum", Dujarric mostrou-se convicto de que serão debatidos temas como a reforma das Nações Unidas.

 

Em Setembro, durante as reuniões de dirigentes internacionais na Assembleia-Geral da ONU, Trump e Guterres lideraram uma reunião centrada nesse assunto, uma prioridade para a Casa Branca.

 

Na altura, Trump elogiou as iniciativas postas em marcha pelo responsável português na ONU para melhorar o funcionamento da organização.

 

Em ocasiões anteriores, o Presidente norte-americano fora muito crítico em relação à ONU, chegando a referir-se-lhe como um "clube de gente que se junta para passar um bom bocado".

 

A administração Trump quer igualmente reduzir as suas contribuições económicas para a organização, da qual é o maior financiador.

 

Por seu turno, Guterres tentou manter uma relação cordial com a Casa Branca desde que assumiu o cargo de secretário-geral, em Janeiro deste ano, embora também tenha emitido algumas críticas quanto a algumas políticas de Trump como, por exemplo, os vetos migratórios que este impulsionou.

 

Nos últimos dias, o dirigente das Nações Unidas deixou claro o seu apoio à continuidade do acordo nuclear com o Irão, de que Washington ameaça retirar-se.

 

Guterres lamentou ainda "profundamente" a recente decisão dos Estados Unidos de abandonar a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) alegando a necessidade de uma reforma e a sua suposta "tendência anti-Israel".

 

Antes de se avistar com Trump na sexta-feira, Guterres participará hoje, em Washington, num jantar organizado pela Fundação Koweit-Estados Unidos.

Ver comentários
Saber mais Guterres Casa Branca Cultura Dujarric Trump
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio