Notícia
Índia prevê o menor crescimento económico da última década
As previsões de crescimento para a Índia são as mais baixas da última década, enquanto tenta controlar o investimento para baixar a inflacção que pressiona o primeiro-ministro Manmohan Singh a alterar algumas das políticas do país.
O produto interno bruto (PIB) indiano deverá aumentar 5% nos 12 meses até Março de 2013, abaixo dos 6,2% do ano passado, registando o valor mais baixo desde os 4% verificados em 2002/2003, segundo o gabinete de estatística de Nova Deli. A média dos analistas inquiridos pela Bloomberg apontava para uma expansão de 5,5%.
A Índia enfrenta uma inflação superior a 7%, uma das mais altas nos países com economias emergentes, limitando as possibilidades do banco central. “O governo vai precisar de manter a dinâmica e de aplicar mais medidas para estimular o crescimento”, segundo Vishnu Varathan, economista do banco Mizuho.
O governo indiano prepara-se para revelar o orçamento anual, como parte de uma extensa reforma política começada em Setembro para atrair capitais para a construção de infraestruturas.
A rúpia subiu 4% face ao dólar desde que as alterações políticas começaram, em Setembro. A yield a 10 anos, que atinge a maturidade em Junho de 2022, caiu de 7,91% para 7,89%.