Notícia
Economia de Macau afunda mais de 13% no primeiro trimestre
Este é o sétimo trimestre consecutivo de contracção para o produto da região, afectado pela queda das receitas do sector do jogo.
O PIB de Macau recuou 13,3% entre Janeiro e Março, em comparação com o mesmo período do ano passado, anunciou esta segunda-feira, 30 de Maio, o gabinete estatístico desta região administrativa.
Este é o sétimo trimestre consecutivo de contracção para o produto da região. No último trimestre do ano passado, a queda homóloga tinha sido de -14,4% e no ano todo o PIB encolheu em 20,3 %.
Segundo o jornal Financial Times, a queda da economia macaense – ligada aos recuos nas receitas de jogo -, apesar da dimensão, significa ainda assim uma recuperação em relação à queda recorde de 26,4% registada pela economia no segundo trimestre do ano passado.
As receitas de jogo caíram 13,3% entre Janeiro e Março, repetindo a tendência negativa em Abril, com uma cedência de 9,5% em termos homólogos. Os gastos de turistas no território afundaram 13,6% para 13,36 mil milhões de patacas (1.500 milhões de euros). Os visitantes oriundos da China tiveram das quedas mais acentuadas em termos de despesas per capita - gastaram menos 18,1%, para 197,8 euros.