Notícia
Alerta de tsunami na Indonésia cancelado
As autoridades indonésias levantaram o alerta de tsunami lançado após o sismo de magnitude 8,2 registado ao largo da ilha de Sumatra.
O sismo de forte intensidade com epicentro ao largo da ilha indonésia de Sumatra não provocou mortes nem danos de monta, tendo as autoridades levantado o alerta de tsunami.
Um sismo de magnitude 8,2 foi registado pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, a 808 quilómetros a sudoeste da cidade indonésia de Padang e a 10 quilómetros de profundidade.
O terramoto, que ocorreu às 19:49 hora local (12:49 em Lisboa), levou as autoridades indonésias a emitir um alerta de tsunami para as regiões de Sumatra e Aceh, entretanto levantado.
"Não há informação de vítimas mortais ou danos materiais", afirmou Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência nacional de resposta a catástrofes, citado pela Bloomberg. As autoridades declararam o estado de emergência em Sumatra, para agilizar o socorro.
Segundo as agências, as imagens da televisão local TRI mostram a cidade de Pandang às escuras, devido ao corte de energia. Há também relatos de pânico e filas de trânsito provocadas pela fuga das populações para locais mais elevados.
Também as autoridades australianas cancelaram o alerta que tinham emitido para as ilhas Cocos e Christmas no Pacífico.
Um sismo de magnitude 9,1 ao largo da costa de Sumatra, em 2004, provocou um tsunami que causou mais de 220 mil vítimas e deixou mais de 1,5 milhões de desalojados, tornando-se, segundo a Bloomberg, no desastre natural mais mortífero daquele ano.
O presidente indonésio, Joko Widodo, encontra-se de visita à ilha de Sumatra.