Notícia
Venezuela desvaloriza a moeda em 32% face ao dólar
A Venezuela desvalorizou o valor da sua moeda em 32% face ao dólar, num esforço para estimular a economia do país.
O bolívar venezuelano passou de 6,3 dólares para 4,3. O anúncio da depreciação foi comunicado pelo vice-presidente Nicolas Maduro, depois do seu regresso de Cuba, afirmando que as instrucções vieram do próprio presidente Hugo Chávez, segundo noticia a BBC News.
Esta é a quinta desvalorização da moeda venezuelana desde que a administração de Chávez começou a controlar a taxa de câmbio, em 2003. Os peritos há muito que consideram que o bolívar está sobrevalorizado, pelo que esta movimentação não causou qualquer surpresa no país.
As exportações de petróleo são calculadas em dólares americanos, o que significa que uma desvalorização da moeda representa mais dinheiro para o Governo. Os controlos apertados para que a moeda não saia do país significa que é difícil conseguir dólares na Venezuela, mas nos últimos tempos a situação tem-se tornado crítica, de acordo com Sarah Grainger, da BBC. O dólar tem sido negociado a quatro vezes o seu valor no mercado negro.
Num país que depende da importação de bens alimentares, a escassez de dólares está a conduzir a uma diminuição dos stocks de produtos como o açúcar e a farinha. Espera-se que a desvalorização do bolívar possa contornar esta situação, embora também seja expectável um aumento na inflação.
O líder da oposição, Henrique Caprilles, criticou o facto desta decisão ter sido tomada apenas após as eleições. “Gastaram o dinheiro na campanha política, corrupção e presentes”, escreveu Caprilles no Twitter.