Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump nomeia investidor de capital de risco como "czar" para setor cripto

David Sacks trabalhou com Elon Musk e Peter Thiel na PayPal antes de fundar a sua empresa de "venture capital". Deverá ser a ponte entre a Casa Branca de Trump, o Congresso, os reguladores e o setor dos criptoativos, criando um enquadramento legal para as criptomoedas.

06 de Dezembro de 2024 às 22:01
  • ...

Em mais um sinal de apoio aos criptoativos, Donald Trump nomeou o investidor David Sacks para lidar especificamente com o setor das criptomoedas e da inteligência artificial - cargo que foi apelidado de "cripto czar" - junto da nova administração dos EUA, embora deva trabalhar apenas como consultor.

Numa mensagem deixada na sua rede social, a Truth Social, o presidente eleito disse que Sacks vai "orientar a política da administração em inteligência artificial e criptomoedas, duas áreas decisivas para o futuro da competitividade norte-americana".

O presidente eleito, um recém convertido às criptomoedas, escreveu ainda que Sacks "vai concentrar-se em tornar os EUA o líder global incontestável em ambas as áreas", acrescentou Trump no final de quinta-feira.

Sacks vai liderar também o conselho presidencial para as áreas de Ciência e Tecnologia, tendo ainda a cargo a supervisão dos conteúdos das grandes tecnológicas. "Vai salvaguardar a liberdade de expressão online e afastar-nos do enviesamento e censura das 'Big Tech'", escreveu Trump.

O investidor de Silicon Valley foi um dos principais apoiantes de Trump entre o setor tecnológico e ajudou mesmo a angariar fundos durante a campanha, como um jantar que organizou na sua casa de São Francisco para investidores no setor das cripto e tecnológico, que resultou na recolha de cerca de 12 milhões de dólares para Trump, recorda o WSJ.

Sacks, um investidor de capital de risco, é próximo dos empresários multimilionários Elon Musk e Peter Thiel, com quem trabalhou na Paypal, a famosa empresa de pagamentos eletrónicos que depois foi vendida à Ebay. O grupo ficou conhecido como a "Mafia PayPal". Musk tornou-se entretanto um dos principais apoiantes e consultores de Trump e vai coliderar o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

Posteriormente, Sacks fundou a Yammer, uma rede social interna para empresas que foi adquirida pela Microsoft em 2012 por mais de mil milhões de dólares. Atualmente, lidera a Craft Ventures, empresa de "venture capital" que investiu em negócios de Musk como a SpaceX e em várias "startups" do setor cripto. Sacks não pretende sair da empresa e prefere assumir um papel de consultor da administração, de acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg.

O novo cargo deve contribuir para a desregulação do setor das criptomoedas que Trump prometeu durante a campanha
eleitoral, em que pretende fazer dos EUA a "capital cripto" do mundo, como por exemplo através da criação de uma reserva estratégica de bitcoins.

Sacks deve fazer a ponte entre o setor cripto e a Casa Branca, o Congresso e as agências federais que lidam com os ativos digitais, como o regulador Securities and Exchange Comission (SEC), para o qual Trump nomeou Paul Atkins, outro defensor do setor cripto.

O presidente eleito dos EUA disse que Sacks vai "trabalhar numa estrutura legal para que o setor de criptomoedas tenha a clareza que tem pedido e possa prosperar nos EUA".


Era precisamente esse o entendimento de Sacks antes das eleições. "O que o setor cripto tem pedido mais do que tudo é um quadro legal para operar. Se Trump ganhar, o setor vai consegui-lo e mais inovação vai acontecer nos EUA", escrevia na rede social X.

Vários líderes do setor das cripto já saudaram a nomeação de Sacks por Trump, apesar de o presidente eleito dos EUA ter dito em tempos que a bitcoin era "uma fraude contra o dólar", tendo mudado de opinião entretanto.

Durante a campanha eleitoral, Trump discursou numa conferência sobre bitcoin, aceitou donativos milionários do setor das criptomoedas e encontrou-se com executivos de empresas de mineração de bitcoin e plataformas de criptomoedas diversas vezes, além de ter lançado o seu próprio projeto cripto - a World Liberty Financial.  

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio