Notícia
Trump confirma tarifas de 25% sobre aço e alumínio
A intenção já tinha sido anunciada no domingo e foi assinada pelo Presidente dos EUA esta segunda-feira. Taxas entram em vigor a 4 de março, praticamente não terão exceções e "poderão ser mais elevadas", avisa Trump.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou as tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio, numa escalada dos esforços para proteger indústrias politicamente importantes para os EUA, com as tarifas a atingirem alguns dos aliados mais próximos dos norte-americanos.
Trump disse que as tarifas se destinam a reforçar a produção doméstica e criar mais empregos nos EUA, alertando que as taxas "poderão ser mais elevadas". As novas taxas vão entrar em vigor a 4 de março, disse um responsável da administração.
"No essencial, estamos a colocar uma tarifa de 25%, sem exceções, sobre todo o alumínio e aço, e isso significa que muitos negócios vão abrir nos EUA", disse Trump na Sala Oval da Casa Branca enquanto assinava os diplomas.
As tarifas vão aplicar-se de forma ampla a todas as importações de aço e alumínio dos EUA, incluindo do Canadá e do México, os dois maiores fornecedores destes metais aos EUA. Contudo, Trump admite uma exceção para a Austrália, devido às importações de aviões norte-americanos.
Trump autorizou as tarifas no âmbito da secção 232 da lei da Expansão do Comércio, que dá amplos poderes ao Presidente para impor restrições com base em motivos de segurança nacional.