Notícia
Segundo tiroteio nos EUA. Ataques fazem 29 mortos em 24 horas
Tiroteio em Dayton, no Ohio, provocou nove mortos e pelo menos 16 feridos. Ataque segue-se ao de El Paso, que deixou 20 mortos e 26 feridos.
Várias pessoas foram atingidas por tiros hoje na cidade americana de Dayton, Ohio, no exterior de um bar. A polícia já confirmou a existência de nove mortos e pelo menos 16 feridos. O alegado atirador foi abatido.
"Tínhamos forças nas proximidades quando o tiroteio começou e fomos capazes de responder prontamente e pôr-lhe fim", escreveu a Polícia de Dayton num "tweet".
O tiroteio ocorreu na área da East 5th Street, no distrito de Oregon, a oeste do centro de Dayton, para onde se dirigiram vários polícias e ambulâncias. Os feridos foram levados para vários hospitais.
Este novo tiroteio ocorreu horas depois de um outro num supermercado Walmart em El Paso, Texas, onde morreram pelos menos 20 pessoas e outras 26 ficaram feridas. Segundo o governador Greg Abbott, foi um dos "dias mais mortíferos da história do Texas".
As autoridades estão a analisar um manifesto contra a imigração para determinar se foi escrito pelo atirador de 21 anos, entretanto detido, que usou uma espingarda A.K.-47. O massacre foi o mais mortífero desde Novembro de 2017.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, condenou o tiroteio de sábado em El Paso, sublinhando que "não só foi trágico", como também "um ato de cobardia".
Os tiroteios fizeram renascer as críticas a Donald Trump pelo apoio ao lóbi das armas nos EUA, encabeçado pela poderosa National Rifle Association.
O governador de Nova Iorque, Adrew Cuomo, manifestou pesar com o "terrível tiroteio" e criticou Donald Trump por se curvar perante a National Rifle Association (NRA). "Enquanto o Presidente se curva covardemente perante a NRA, a epidemia da violência armada está a destruir a nossa nação", disse.
No domingo, três pessoas, incluindo um rapaz de 6 anos, foram mortas quando um atirador de 19 anos abriu fogo durante um festival de gastronomia de Gilroy na Califórnia, a sul de San Francisco.