Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rolls Royce acusada de estar envolvida em caso de corrupção na Petrobras

Informador da polícia federal brasileira diz que recebeu 200 mil dólares da companhia britânica para ganhar um contrato no valor de 100 milhões de dólares.

Rich Press/Bloomberg
Negócios 16 de Fevereiro de 2015 às 12:12
  • ...

A Rolls Royce foi acusada de estar envolvida num esquema de corrupção na petrolífera brasileira Petrobras.

 

A acusação partiu de Pedro Barusco, antigo executivo da companhia estatal, e que é um dos principais informadores da polícia na investigação de corrupção envolvendo a Petrobras, a Operação Lava Jato.

 

A Rolls Royce terá pagado pelo menos 200 mil dólares (175 mil euros) a Pedro Barusco de forma a conseguir um contrato da petrolífera no valor de 100 milhões de dólares (87,5 milhões de euros).

 

A notícia é avançada pelo Financial Times esta segunda-feira, 16 de Fevereiro.

 

A companhia britânica produz turbinas para aviões e sistemas de propulsão para navios e comboios. Para a Petrobras, produz turbinas a gás para as suas plataformas petrolíferas e não deve ser confundida com a construtora de automóveis de luxo, uma vez que ambas se separaram em 1973.  

 

"Queremos tornar claro que não vamos tolerar condutas impróprias para fazer negócio e vamos tomar todas as acções necessárias para garantir que isto é cumprido", disse a Rolls Royce citada pelo FT.

 

Pedro Barusco disse também às autoridades que um amigo seu, Luiz Eduardo Barbosa, era responsável por organizar subornos da Rolls Royce, da SBM, e da construtora brasileira Alusa.

 

Além da Rolls Royce, outras companhias estrangeiras também estão a ser investigadas pelas autoridades brasileiras, como a holandesa SBM Offshore que constroi navios de abastecimento de plataformas offshore.

 

No Reino Unido, a companhia também está a ser investigada neste momento por alegados pagamentos de suborno e corrupção na China e na Indonésia.

 

Duas companhias de Singapura - Keppel e Sembcorp - e três companhias brasileiras detidas maioritariamente por accionistas japoneses também estão a ser alvo de investigação no Brasil.

 

A Operação Lava Jato teve início em Março de 2014 e investiga casos de corrupção envolvendo a Petrobras, grandes empresas brasileiras e políticos.

 

Dois dos principais informadores das autoridades são o antigo director da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o empresário Alberto Youssef. Ambos chegaram a acordo com a Polícia Federal para conseguir uma redução da pena em troca de informações privilegiadas.

 

Segundo as acusações, vários fornecedores da Petrobras terão pagado subornos a executivos e a políticos da coligação governamental liderada pelo PT de Dilma Roussef, de forma a conseguir contratos no valor de mil milhões de dólares. O PT tem, no entanto, refutado todas as acusações. 

 

A Rolls Royce registou receitas no valor de 13,7 mil milhões de libras em 2014, menos 6% face a 2013. Já as receitas antes de impostos recuaram 8% para 1,62 mil milhões de libras.

 

A companhia recua 0,64% para 938,50 pence na bolsa de Londres esta segunda-feira.

Ver comentários
Saber mais Petrobras Brasil Rolls Royce operação lava jato
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio