Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro-ministro do Canadá convoca eleições antecipadas  

Recentemente chegado ao cargo, Mark Carney vai a votos no final de abril, num momento de tensão com a Administração dos EUA devido às tarifas e ameaças de anexação.

Amber Bracken / Reuters
23 de Março de 2025 às 17:11
  • ...

Em plena guerra comercial com a Administração Trump, o recém-empossado primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, convocou eleições antecipadas para 28 de abril, depois de ter pedido a dissolução do parlamento este domingo.

Carney, ex-governador do Banco de Inglaterra e do Banco do Canadá, e um antigo executivo do Goldman Sachs, chegou ao cargo de chefe do Executivo do Canadá há menos de duas semanas, sucedendo a Justin Trudeau após ter vencido as eleições internas no Partido Liberal.

Carney irá defrontar o líder do Partido Conservador, Pierre Poilievre, numa campanha eleitoral que será marcada pela imposição de tarifas por Donald Trump e pelas declarações do Presidente dos EUA em como pretende tornar o Canadá no 51º estado dos EUA, que levaram a um ressurgimento do patriotismo canadiano.

Depois da eleição de Carney, os dois partidos aproximaram-se nas sondagens, que eram lideradas há muito pelos conservadores devido às queixas dos canadianos sobre o elevado custo de vida e dos preços da habitação. A insatisfação popular fez com que Trudeau pedisse a demissão de primeiro-ministro, cargo que ocupava há cerca de uma década.      

 

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio