Notícia
Nagel: Tarifas são "atentado à prosperidade global". "Inflação vai subir"
Presidente do Bundesbank e dirigente do BCE adverte que o crescimento económico mundial vai diminuir e os preços aumentar na sequência das tarifas impostas pelos Estados Unidos que também vão "testar" a política monetária.
O presidente do banco central alemão (Bundesbank) e membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Joachim Nagel, diz que as tarifas impostas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, colocam em "perigo" a estabilidade económica global", falando de um "atentado" à prosperidade que terá como consequência a subida dos preços.
"As decisões da administração norte-americana de impor tarifas colocam em perigo a estabilidade económica mundial. O resultado será um atentado contra a prosperidade de todos. O crescimento económico mundial diminuirá e os preços vão subir", afirmou, citado pelo El Economista.
Além disso, vão pôr à prova as conquistas da política monetária, advertiu, indicando que o BCE, que tomará a sua próxima decisão política a 17 de abril, terá que reavaliar a situação, em face dos desenvolvimentos recentes.
Os Estados Unidos vão aplicar tarifas adicionais de pelo menos 10% a todos os produtos importados. Para a União Europeia, todos os produtos serão taxados a 20%.