Notícia
Obama cancela encontro com Putin
O Presidente americano anulou a reunião com Putin em resposta à não deportação de Snowden. Rússia diz que convite para o encontro se mantém.
Segundo a Reuters, a administração Obama reagiu desta forma ao facto de Putin não ter acedido ao pedido de extradição do antigo consultor da Agência de Segurança Nacional americana (NSA). Recorde-se que Edward Snowden se manteve na área de trânsito do aeroporto de Moscovo, durante 30 dias, até que no passado dia 1 de Agosto o regime russo garantiu-lhe um ano de asilo temporário, não acatando, desta forma, os reiterados pedidos americanos que pretendiam a deportação do ex-colaborador da NSA.
Desta forma, o encontro entre os dois líderes, agendado para o próximo mês de Setembro, à margem da cimeira do G20 a realizar na Rússia, fica sem efeito em consequência dos responsáveis russos não terem acedido às repetidas demonstrações de frustração por parte da Casa Branca.
Na terça-feira passada, no programa apresentado por Jay Leno na NBC, o Tonight Show, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, revelava ter ficado “desiludido” pelo facto de a Rússia não ter entregado Snowden às autoridades americanas, para que este pudesse ser julgado por actos de espionagem.
Para Obama, apesar de existirem várias áreas em que a cooperação entre os dois países se tem revelado positiva, por vezes, considera, os responsáveis russos “deslizam para uma mentalidade do tempo da Guerra Fria”. Em relação a este facto Obama garante já ter manifestado ao Presidente Putin que isso “é passado” e “não há nenhuma razão para que a colaboração não possa ser mais efectiva”.
Entretanto, em comunicação via conferência telefónica com jornalistas, um alto responsável da política externa russa, Yuri Ushakov, veio lamentar esta decisão da Casa Branca e reiterar que o convite para a reunião bilateral continua de pé.