Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Justin Trudeau: Canadá "está de volta" à cena internacional

O futuro primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, grande vencedor das legislativas de segunda-feira, afirmou que o Canadá "está de volta" à cena internacional, após uma década de "ausência diplomática".

Bloomberg
20 de Outubro de 2015 às 22:36
  • ...

"Quero dizer aos amigos deste país em todo o mundo, muitos de entre vós se preocuparam por o Canadá ter perdido a sua compaixão e a sua voz construtiva no mundo durante os últimos dez anos. Tenho uma mensagem simples para vós, em nome dos 35 milhões de canadianos: estamos de volta!", declarou Trudeau, num encontro em Otava.


A Casa Branca anunciou esta terça-feira que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, espera fortalecer as relações com o Canadá após a vitória eleitoral do Partido Liberal por maioria absoluta, o que permitirá a Justin Trudeau dirigir o executivo canadiano nos próximos quatro anos.


Também o Presidente francês, François Hollande, felicitou o futuro primeiro-ministro do Canadá, após a esmagadora vitória nas legislativas de segunda-feira no país, com o qual quer "aumentar mais ainda a cooperação bilateral".


"A conferência de Paris sobre o clima será uma ocasião preciosa para pôr rapidamente em prática esta vontade de agir em conjunto ao serviço da paz e do futuro do planeta", indicou a presidência francesa em comunicado.


Trudeau prometeu "fazer mais" contra o aquecimento global, depois de o Canadá ter abandonado em 2011, pela mão dos conservadores, o protocolo de Quioto, sendo regularmente criticado pela sua falta de empenho nessa matéria e pela exploração petrolífera das areias de alcatrão, que estão entre as formas mais poluentes de energia.


A França acolhe em Dezembro a grande conferência internacional sobre o clima (COP21), cujo objectivo é alcançar um acordo que limite o aquecimento global a dois graus por comparação com a era pré-industrial.


Por sua vez, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, expressou o desejo de que o futuro Governo canadiano desempenhe um papel determinante para garantir o êxito da conferência climática de Paris.


"O Canadá faz parte do Grupo dos Sete e, a esse título, tem um papel particular a desempenhar para dar um impulso às questões relacionadas com as alterações climáticas", declarou o porta-voz adjunto das Nações Unidas Farhan Haq.

Ver comentários
Saber mais Canadá Justin Trudeau Casa Branca Barack Obama Partido Liberal François Hollande Paris França Ban Ki-moon
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio