Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EUA em vias de anunciar "importantes" sanções contra a Rússia

Depois da morte do principal opositor político de Vladimir Putin, os Estados Unidos anunciaram que estão a preparar um novo pacote de sanções contra a Rússia. Será apresentado na sexta-feira, data que antecipa o aniversário do segundo ano desde a invasão da Ucrânia.

EVELYN HOCKSTEIN
20 de Fevereiro de 2024 às 20:32
  • ...
Os Estados Unidos estão em vias de anunciar um "importante" pacote de sanções contra a Rússia depois da morte do principal líder da oposição russa, Alexei Navalny, na passada sexta-feira.

O anúncio foi feito pelo presidente norte-americano, a partir da Casa Branca. "Eu disse-vos que íamos anunciar sanções sobre a Rússia. Temos um pacote 'importante' a ser anunciado na sexta-feira", disse Joe Biden.

"Estamos a contemplar o que mais pode ser feito", acrescentou.

O pacote "substancial" de sanções financeiras "vai ter lugar na data que marca os dois anos da invasão na Ucrânia", que teve lugar a 24 de fevereiro de 2022, vai cobrir "diferentes elementos do setor militar e industrial russo e fontes de receita para a economia russa" que alimentam a "máquina de guerra" e a "repressão" de Vladimir Putin, detalhou o conselheiro para a segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan.

O presidente dos EUA tem sido peremptório a assumir que o presidente russo foi responsável pela morte de Navalny que se encontrava preso no Ártico. Em 2021, Biden avisou Putin, numa cimeira em Genebra, das consequências significativas caso o opositor russo viesse a morrer na prisão.

O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, revelou ainda esta terça-feira que a embaixada norte-americana na Rússia tem pedido "total transparência" sobre a causa da morte de Navalny, mas mostrou-se pouco confiante do pedido de Washington.

"Sem deixar de lado que, independentemente da resposta cientifica atual, Putin é o responsável, à falta de uma investigação credível sobre a sua morte [de Navalny], é dificil chegarmos a um ponto em que possamos confiar nas palavras dos russos", acrescentou Kirby.

Os Estados Unidos têm imposto várias sanções à Rússia ao longo dos últimos dois anos, afetando setores da economia e responsáveis políticos e militares, mas é pouco claro se as novas sanções terão um efeito prático em Moscovo.
Ver comentários
Saber mais Política Economia Prisão Rússia Estados Unidos Alexei Navalny Vladimir Putin Joe Biden John Kirby Casa Branca Jake Sullivan Ucrânia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio