Notícia
Economia do Brasil acentua recessão económica
Os dados do PIB do Brasil mostram uma nova contracção económica no segundo trimestre do ano, com os números a serem piores do que o que estava a ser antecipado.
O produto interno bruto (PIB) do Brasil contraiu 0,6% no segundo trimestre do ano, quando comparado com os três meses anteriores, revelou esta quarta-feira, 31 de Agosto, o instituto de estatística do país, citado pela Bloomberg.
Os economistas consultados pela agência de informação americana antecipavam uma contracção de 0,5%.
O instituto revelou ainda que os dados do primeiro trimestre do ano foram revistos e em baixa. Em vez de uma contracção de 0,3%, o PIB brasileiro diminuiu 0,4% nos primeiros três meses de 2016.
Em termos homólogos, a contracção da economia brasileira no segundo trimestre foi de 3,8%, enquanto no primeiro trimestre o valor foi revisto em alta para 5,4%.
Apesar dos dados terem sido revistos, revelando uma contracção da economia maior do que o que estava a ser antecipado, a Bloomberg realça que os indicadores económicos que têm sido publicados nos últimos tempos apontam para que esta rota descendente do Brasil esteja perto do fim, já que os indicadores de confiança dos empresários e dos consumidores têm vindo a aumentar, recuperando de mínimos históricos.
O Brasil está a passar por um período politicamente conturbado, com a presidente do país, Dilma Roussef, a ser alvo de julgamento, que deverá ser destituída. O processo de destituição deverá conhecer esta quarta-feira, 31 de Agosto, um ponto final, com a votação final no Senado, marcada para as 11:00 em Brasília (15:00 em Portugal Continental).