Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confirmado crescimento de 2,8% do PIB dos EUA nos meses do verão

A maior economia do mundo registou um crescimento de 2,8% no terceiro trimestre deste ano, confirmando os valores da estimativa rápida e um abrandamento face aos três meses anteriores.

27 de Novembro de 2024 às 14:07
  • ...

A economia norte-americana cresceu 2,8% no terceiro trimestre deste ano, de acordo com a segunda leitura do Bureau of Economic Analysis, confirmando a estimativa rápida divulgada no mês de outubro.

"O aumento do PIB real reflete principalmente os aumentos das despesas de consumo, das exportações, das despesas do governo federal e do investimento fixo não residencial", detalha o gabinete de estatística responsável pelo apuramento do produto interno bruto (PIB).

De acordo com a informação divulgada esta quarta-feira, o abrandamento da atividade económica face ao segundo trimestre "reflete principalmente uma desaceleração do investimento das empresas e uma maior diminuição do investimento das famílias. Estes movimentos foram parcialmente compensados por acelerações nas exportações, nas despesas de consumo e na despesa pública".

As depesas de consumo das famílias (personal consumption expenditure, ou PCE), o indicador preferido da Reserva Federal (Fed) para avaliar a evolução dos preços, registou uma variação homóloga de 1,5% no terceiro trimestre, abaixo dos 2,5% apurados para os três meses anteriores.

Já o PCE subjacente - que exclui bens alimentares e energia - teve uma revisão em vaixa de 0,1 pontos percentuais, para 2,1% face ao segundo trimestre.

A taxa de poupança das famílias norte-americanas - rácio face ao rendimento disponível - foi de 4,3% entre julho e setembro, uma queda de 0,5 pontos percentuais face aos três meses anteriores.

Ver comentários
Saber mais Economia Estados Unidos Bureau of Economic Analysis PIB
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio