Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Já é possível criar a sua própria ilha

As casas flutuantes não são uma novidade, mas agora já é possível desenhar e construir uma ilha inteira artificial, numa localização à escolha. A novidade procura responder à forte procura por parte de multimilionários.

Bloomberg
20 de Agosto de 2015 às 21:47
  • 1
  • ...

Já é possível construir uma ilha artificial por medida. Isto, se estiver disposto a pagar, no mínimo 10 milhões de euros. Quem conhece os canais de Amesterdão não estranha a ideia de casas flutuantes. A ideia não é de agora. Aliás, a primeira casa flutuante remonta a 1869.

Há uma década que a empresa holandesa Dutch Docklands começou a construir este tipo de habitações de forma a rentabilizar o espaço disponível nos Países Baixos. Em 2014 a empresa imobiliária de luxo Christie’s International Real Estate assinou um contrato com a Dutch Docklands, a quem vai buscar a receita arquitectónica à qual adiciona uma forte dose de luxo com o nascimento do primeiro projecto: Amillarah.

Estas ilhas artificiais apresentam-se como uma alternativa mais cómoda, eficiente e personalizada a cada procura e são desenhadas pelo arquitecto holandês Koen Olthuis, que já integrou a lista das pessoas mais influentes do mundo na Time Magazine.

"Muitas ilhas privadas convencionais são demasiado isoladas e por isso difíceis de alcançar, a construção e manutenção da estrutura é muito dispendiosa e são ameaçadas pelo aumento do nível médio da água do mar e são em número insuficiente para responder à elevada procura", escreve a empresa no seu site

A empresa seleccionou até agora três localizações principais: Maldivas, Dubai e Miami, mas falam na possibilidade de poder escolher "qualquer lugar". Nas Maldivas, por exemplo, existirão, para já, 10 propriedades, a 25 minutos de barco do aeroporto.

"Estamos à procura de oportunidades em todo o mundo", diz um porta-voz da Dutch Docklands, citado pelo jornal espanhol Cinco DiasA empresa acredita que este negócio irá responder à procura de ilhas onde os multimilionários possam encontrar "intimidade e liberdade". Estas ilhas artificiais têm a vantagem de poder ser desenhadas em tamanho, forma, estilo e de escolher a localização. A empresa garante que engenharia destas propriedades está preparada para lidar com a subida das marés e a promove uma durabilidade de pelo menos cem anos.

Além disso, os seus criadores pretendem que sejam auto-suficientes, de forma a reduzir ao mínimo o seu impacto ambiental, e integram uma organização não-governamental, a Ocean Futures Society, que estuda novas formas de criar novas barreiras de coral de forma a melhorar os habitats submarinos que vivem também debaixo destas ilhas.

A empresa compromete-se ainda a criar uma "Cidade Flutuante", uma estrutura que pretende proporcionar a crianças a viver em comunidades vulneráveis o acesso ao mundo digital, através do projecto H2Ope.

Ver comentários
Saber mais economia negócios e finanças turismo Dutch Docklands Países Baixos Christie International Real Estate Amillarah ilha habitação luxo milionários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio