Notícia
Tribunal Constitucional confirma Robert Mugabe como Presidente do Zimbabué
O Tribunal Constitucional do Zimbabué confirmou esta terça-feira Robert Mugabe como o vencedor das eleições presidenciais e rejeitou o recurso por suposta fraude apresentado pelo candidato derrotado, Morgan Tsvangirai.
O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal Constitucional, Godfrey Chidyausiku, que determinou ainda o pagamento das custas judiciais do processo pelo partido de Tsvangirai, o Movimento pelo Mudança Democrática (MDC).
A contagem oficial dos votos das eleições de 31 de Julho outorgou a vitória a Mugabe, por mais de um milhão de votos de diferença.
A coligação de governo do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai já havia retirado o recurso na passada sexta-feira, por considerar que a decisão da justiça zimbabueana não seria, de qualquer forma, justa.
Tsvangirai havia denunciado, entre outras coisas, que um número elevado de seus apoiantes não pode votar devido à manipulação do censo.
A decisão do Tribunal Constitucional possibilitará que Mugabe, de 89 anos, assuma um novo mandato de Presidente, cargo que ocupa há 33 anos.
Segundo a rádio estatal, a cerimónia de investidura, para a qual serão convidados 40 chefes de Estado, será na próxima quinta-feira, no Estádio Nacional de Desportos de Harare.
Além disso, o Tribunal Eleitoral ordenou hoje a detenção dos dois advogados de Tsvangirai por supostamente difamar o poder judicial do Zimbabué.