Notícia
Ricardo Salgado vai votar com escolta policial
O juiz Carlos Alexandre autorizou o antigo banqueiro a ir votar, escrevem o Diário de Notícias e o Correio da Manhã. Ainda não se conhecem as circunstâncias em que José Sócrates irá exercer o seu direito de voto.
No dia 4 de Outubro, Ricardo Salgado poderá sair de casa para ir votar. Será escoltado por polícias da PSP, que o acompanharão desarmados até à mesa de voto, avançam esta terça-feira, 22 de Setembro, o Diário de Notícias e o Correio da Manhã.
A lei eleitoral proíbe a presença de força armada nos locais próximos às mesas de voto, o que obrigará a polícia a montar um esquema de segurança especial no local. Cuidado redobrado será também necessário junto à casa de Ricardo Salgado, uma vez que se espera uma grande afluência de jornalistas.
O antigo presidente do BES está em prisão domiciliária no âmbito de um dos processos de investigação que enfrenta, por receios de risco de fuga e risco de perturbação do inquérito e exerceu o direito que a lei lhe confere de ir votar, comunicando o facto ao juiz de instrução do seu caso, a quem cabe fixar as condições em que a saída temporária pode ocorrer.
Por esclarecer continua a situação de José Sócrates, que também já se encontra em prisão domiciliária. Os seus advogados, contudo, ainda não tomaram qualquer iniciativa junto do juiz para que o antigo primeiro-ministro possa ir votar presencialmente, escreve o Diário de Notícias.