Notícia
Polícia apanha mais de 7 mil pessoas com a carta caducada
Muitos condutores não saberão que a lei obriga a revalidar o título periodicamente, explica o Jornal de Notícias. Coimas vão de 120 a 600 euros, no mínimo, caso não tenham passado cinco anos.
A PSP e a GNR já detectaram este ano 7.712 pessoas a conduzir com a carta caducada. A informação é avançada pelo Jornal de Notícias, que explica que muitos condutores não saberão que a lei os obriga a revalidar o título periodicamente, até porque os prazos têm sido alterados.
"As pessoas desconhecem a lei, só ligam à data inscrita na carta, mas não se podem desculpar, a lei foi bem publicitada", afirma em declarações ao jornal Carlos Barbosa, presidente do ACP.
Os prazos para a revalidação variam em função da data em que se tirou a carta, sendo diferentes se foi tirada antes de 2 de Janeiro de 2013, entre essa data e 29 de Julho de 2016 ou depois dessa data.
Os prazos e as idades de revalidação da carta podem ser consultados no Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
Explica o Jornal de Notícias que quem for apanhado ao volante com a carta caducada há menos de cinco anos se sujeita a uma coima de 120 a 600 euros.
Se o condutor deixar passar mais de cinco anos arrisca uma pena de prisão de até dois anos ou multa até 240 dias.