Notícia
Canalizador ganhou 68 mil euros com “inside information"
As informações dadas por Steven McClatchey, ex-director do Barclays, terão permitido ao canalizador realizar operações de negociação antes do anúncio de fusões envolvendo 11 empresas, entre as quais a PetSmart Inc.
Um antigo director do Barclays foi detido esta terça-feira, nos Estados Unidos, acusado de ter fornecido informações privilegiadas sobre fusões iminentes que obteve no banco a um canalizador que utilizou as dicas para ganhar ilegalmente 76 mil dólares (cerca de 68 mil euros).
Segundo a Reuters, Steven McClatchey, de 58 anos, foi acusado de conspiração e fraude depois de o canalizador se ter declarado culpado, na semana passada, e ter concordado em cooperar com as autoridades.
O porta-voz da procuradoria de Manhattan, Preet Bharara, adiantou que McClatchey foi detido em Long Island e deverá apresentar-se no tribunal ao final do dia.
De acordo com a denúncia, McClatchey começou a passar informações ao amigo canalizador em 2013, permitindo-lhe realizar operações de negociação antes do anúncio de fusões envolvendo 11 empresas, entre as quais a Forrest Oil Corp e a PetSmart Inc. Em troca, o canalizador fez milhares de pagamentos em dinheiro ao antigo director do banco e forneceu serviços de reparação.
Ainda que o nome do Barclays não esteja identificado nos documentos judiciais, uma porta-voz do banco britânico já confirmou à Reuters que McClatchey trabalhou nos seus escritórios de Manhattan de Dezembro de 2008 a Dezembro de 2015.
Num comunicado citado pela agência noticiosa, a instituição confirma que está a cooperar com as autoridades.