Notícia
Fisco já recebeu um milhão de declarações de IRS
A Autoridade Tributária e Aduaneira anunciou esta sexta-feira que recebeu já um milhão de declarações de impostos, das quais metade respeitantes a IRS automático. A situação está agora normalizada, garantem as Finanças.
Passados seis dias sobre o início do prazo para a apresentação da declaração de IRS relativa aos rendimentos de 2017, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) contabilizou já um milhão de declarações entregues. Contas feitas, são cerca de 20% das famílias que todos os anos entregam a modelo 3 do IRS, aproximadamente cinco milhões.
O número foi divulgado por fonte oficial do Ministério das Finanças, segundo a qual, cerca de 500 mil das declarações entregues são de IRS automático, ou seja, estão no regime em que o Fisco preenche toda a declaração, procede logo a uma liquidação provisória, e depois o contribuinte só tem de dizer que concorda e a liquidação converte-se em definitiva. Nestes casos, havendo lugar a reembolso, a AT estima que o mesmo aconteça num prazo de 12 dias.
Por outro lado, o Ministério garante que "encontra-se normalizada a entrega de declarações através do Portal das Finanças", depois de um período inicial em que o elevado número de acessos bloqueou frequentemente o sistema, pondo à prova a paciência de quem quis cumprir as suas obrigações fiscais logo nos primeiros dias.
O prazo para entrega, recorde-se, vai de 1 de Abril a 31 de Maio e é o mesmo para todas as categorias de rendimentos. Este ano, todas as famílias que apenas tenham rendimentos das categorias A e H – trabalho dependente e pensões – têm à sua disposição o IRS automático, incluindo as que tenham dependentes a cargo, algo que no ano passado ainda não era possível.