Notícia
Finanças dão mais dois dias para validar as faturas para o IRS
Devido ao “elevado número de acessos” no último dia para validar as faturas para o IRS de 2023, as Finanças prorrogaram o prazo até dia 28 de fevereiro. Os prazos de reclamação prévia dos valores apurados pela AT mantêm-se iguais.
O elevado número de contribuintes que tentaram entrar no e-fatura esta segunda-feira, último dia do prazo para a validação das faturas relativas a 2023, provocou "constrangimentos e limitações pontuais de acesso" e levou o Governo a optar por dar mais dois dias para que seja possível ainda proceder à validação.
Assim, "a classificação de faturas permenece disponível no Portal das Finanças" até ao dia 28 de fevereiro, indica o Ministério das Finanças em comunicado.
"No caso da app e-Fatura para dispositivos móveis estão em curso as alterações técnicas para permitir idêntica funcionalidade até ao fim do prazo referido", acrescenta a mesma fonte.
A prorrogação, sublinha o ministério, "não tem efeito nos prazos de reclamação prévia dos valores apurados pela Autoridade Tributária nem de entrega da declaração modelo 3 de IRS, que se mantêm", esclarece o ministério.