Notícia
Em três dias portugueses entregaram mais de 727 mil declarações de IRS
Campanha arrancou no sábado, dia 1 de abril, e prolonga-se até 30 de junho. Mais de metade das declarações foram entregues através do IRS automático. Finanças garantem que dificuldades com reporte das pensões estão resolvidas.
As famílias portuguesas já entregaram mais de 727 mil declarações de IRS referentes aos rendimentos de 2022, refere o Ministério das Finanças em comunicado emitido esta segunda-feira.
"Até às 18h30 do dia de hoje [3 de abril] já foram entregues pelos contribuintes 727.143 declarações de IRS", refere a nota do gabinete de Fernando Medina, sendo que deste total, mais de metade - 375.120 (51,5%) - foram submetidas através do IRS automático", detalha. Através da opção manual, já foram entregues 352.023 declarações.
A nota refere ainda que "até ao final do primeiro dia da campanha já tinham sido entregues 418.200 declarações, correspondendo 54% ao IRS automático". Comparando com o primeiro dia do ano passado, o valor ficou abaixo. No dia 1 de abril de 2022, tinham dado entrada mais de 450 mil declarações.
O Ministério das Finanças refere, por outro lado, que as dificuldades verificadas "relativamente ao reporte de rendimentos pagos pela Segurança Social, nomeadamente aos pensionistas, estão sanados e o sistema de liquidação do IRS já reflete a totalidade desses rendimentos para os contribuintes em causa, estando pré-preenchidos corretamente com os valores das pensões auferidas em 2022."
A campanha de IRS referente aos rendimentos de 2022 arrancou no dia 1 de abril e decorre até ao dia 30 de junho, independentemente da categoria de rendimentos.