Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dedução das rendas no IRS passa para 700 euros em 2025 e chega aos 800 euros em 2027

Os deputados da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública aprovaram esta quarta-feira, na especialidade, a proposta do PS de aumentar para 800 euros a dedução à coleta do IRS dos gastos com rendas para habitação própria e permanente. Só o PSD votou contra.

Nunca as famílias portuguesas tiveram um rácio de incumprimento tão baixo. No entanto, o número de devedores em falha cresceu.
Alexandre Azevedo
19 de Junho de 2024 às 12:38
  • ...

O projeto-lei do PS que prevê o aumento  da dedução à coleta de IRS dos custos com rendas de contratos para habitação foi aprovado esta quarta-feira na especialidade pelos deputados da comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública. 


Atualmente, refira-se, a dedução máxima prevista para as rendas é de 600 euros. Este valor deverá aumentar, de forma faseada, até se fixar nos 800 euros em 2027, num aumento global de 200 euros. Assim, 50% deste aumento vai ocorrer em 2025 (para os 700 euros), 25% em 2026 (para os 750) e 25% no ano seguinte (para os 800 euros).

O objetivo é que a medida agora aprovada se aplique a partir de 1 de janeiro de 2025, ou seja, que apenas se reflita no IRS referente aos rendimentos do próximo ano.

A discussão e votação na especialidade repetiu o que tinha já acontecido na primeira votação na generalidade, em plenário, em que toda a oposição votou a favor, em coligação negativa contra os partidos que suportam o Governo no Parlamento.  

(notícia corrigida com informação sobre aplicação faseada da medida)

Ver comentários
Saber mais Orçamento Comissão parlamentar Parlamento Partido Socialista Partido Social Democrata rendas IRS
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio