Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Metro quadrado para efeitos de IMI mantém-se nos 615 euros em 2020

Após a subida de 2019, o valor base que é usado para fixar o património tributário dos imóveis para efeitos de IMI vai ficar inalterado em 2020, de acordo com a portaria publicada em Diário da República.

EPA
13 de Janeiro de 2020 às 10:46
  • 1
  • ...
Este ano o valor médio de construção por metro quadrado vai manter-se nos 615 euros, após o aumento de 2% em 2019, o primeiro em dez anos. A decisão do Ministério das Finanças foi publicada esta segunda-feira, 13 de janeiro, em Diário da República.

Este valor é determinado anualmente por uma portaria do Governo e serve como uma das variáveis usadas nas avaliações imobiliárias para determinar o valor base dos prédios edificados, servindo para o respetivo valor patrimonial tributário (VPT) sobre o qual incidirá o imposto municipal sobre os imóveis (IMI).

"É fixado em 492,00 euros o valor médio de construção por metro quadrado, para efeitos do artigo 39.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, a vigorar no ano de 2020", lê-se na portaria assinada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes. Aos 492 euros soma-se 25% (123 euros) desse valor, correspondente ao valor do terreno, o que perfaz um total de 615 euros.

A decisão da fixação do valor é tomada sob proposta da Comissão Nacional de Avaliação de Prédios Urbanos (CNAPU). No ano passado, estes peritos recomendaram a subida do valor médio de construção por metro quadrado dada a valorização acentuada dos preços no imobiliário. 

De acordo com a portaria, este valor - que é igual ao do ano passado - aplica-se a "todos os prédios urbanos cujas declarações modelo 1, a que se referem os artigos 13.º e 37.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, sejam entregues a partir de 1 de janeiro de 2020".

No entanto, este valor apenas incide sobre os imóveis que estão a ser construídos ou a ser reavaliados por alguma razão. A reavaliação pode ser pedida pelo proprietário ou por iniciativa da Autoridade Tributária ou da Câmara Municipal.
Ver comentários
Saber mais Imobiliário IMI habitação casas Imposto Municipal sobre Imóveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio