Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lista negra da Comissão Europeia recebe críticas antes de nascer

A lista é uma forma de pressionar os territórios a trocarem informações e adoptarem políticas fiscais mais justas, mas, antes de nascer, já está a ser criticada. Há quem ache que ela é longa demais e quem considere que é curta.

As sanções que não existiram: Portugal esteve na linha da frente (a par com Espanha) para ser multado por incumprimento das regras orçamentais entre 2013 e 2015. A Comissão Europeia acabou por não propor qualquer multa no Verão, usando uma interpretação flexível das regras europeias defendida por Pierre Moscovici (na foto). A possível suspensão parcial de compromisso de fundos comunitários foi cancelada já em Novembro.
A lista inicialmente avançada por Bruxelas era mais pequena que a portuguesa. A The Economist chamou-lhe “the thirty dirty”. .
04 de Janeiro de 2017 às 18:20
  • Partilhar artigo
  • ...
Na cena internacional, a lista negra dos offshores foi popular no início de 2000, caiu em desuso com a administração Bush, e voltou a despontar com a crise, tudo ao ritmo da posição norte-americana e da pressão política gerada pelos escândalos internacionais. Na Europa, Bruxelas aproveitou o embalo dos Panamá Papers para propor uma lista comum, que se aplique por igual em todos os países, mas o processo já está envolto ...
Ver comentários
Saber mais Combate à fraude e evasão fiscal branqueamento de capitais financiamento do terrorismo lista negra offshores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio