Notícia
Lei que trava venda pelo Fisco evitou 11.534 despejos
As Finanças dizem que penhoraram, mas não colocaram à venda mais de dez mil imóveis, como resultado da nova lei que entrou em vigor em Maio do ano passado.
Desde Maio do ano passado o Fisco penhorou mas não vendeu 11.534 casas, revelou ao DN/Dinheiro Vivo o Ministério das Finanças. O valor pretende fazer o retrato do impacto da lei aprovada em Maio do ano passado que passou a proibir a venda (e despejo) de casas penhoradas pelo Fisco quando se tratam de primeiras habitações.
O número contrasta com as garantias que antes eram dadas pela Administração Fiscal de que, na prática, apesar das penhoras, os despejos aconteciam num número relativamente pequeno de casos.
O valor é avançado no diário a 8 de Fevereiro, compreende o período entre 24 de Maio, data da entrada em vigor da nova Lei, e final de Dezembro, sete meses: ao todo foram 11.534 "destinados a habitação que, tendo sido penhorados pelos Serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira, não foram objecto de marcação de venda", diz fonte oficial das Finanças.