Notícia
IRS e IVA continuam a crescer, IRC desce
A receita fiscal continua a demonstrar um comportamento positivo, com destaque para o IRS e o IVA. Os impostos sobre as empresas estão a cair 5%.
O IVA e o IRS continuam a ser as galinhas dos ovos de ouro da consolidação orçamental. Segundo os números da execução orçamental, divulgados esta tarde pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO), até Novembro, a receita com ambos os impostos está a crescer 7% e 9%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2013. Variações que, em conjunto, superam em cerca de 1,8 mil milhões de euros as previsões do Orçamento do Estado.
Para justificar o crescimento do IRS, a DGO refere a "melhoria das condições do mercado de trabalho". Já a melhoria do IVA, "evidencia a recuperação da actividade económica. Ambos beneficiam de um combate mais eficaz à fraude e à evasão fiscal.
Embora estes dois sejam os mais relevantes para a execução, a fatia da receita fiscal que mais está a crescer são os impostos sobre veículos, com um aumento homólogo de 33,7%.
Em sentido contrário, o IRC está a cair 5%, a maior quebra entre todos os impostos. "No entanto, sem os efeitos extraordinários resultantes do impacto orçamental em 2014 do Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento e da receita de IRC cobrada ao abrigo do RERD em Novembro de 2013, a receita de IRC estaria a crescer 1,9%", nota a DGO.