Notícia
Rendas sobem 0,54% em 2017
Ao fim de dois anos de quase estagnação, as rendas vão ser ligeiramente actualizadas, em 0,54%. É este o aumento que resulta da inflação registada em Agosto.
O índice de preços excluindo a habitação teve um aumento de 0,54% em Agosto, muito próximo da variação registada em Julho e que serviu de base à notícia do Negócios que antecipou a actualização das rendas em 2014.
Este é o maior aumento desde 2014 e acontece ao fim de dois anos de quase estagnação das rendas, fruto da ausência de crescimento de preços em Portugal. Mas é também o quinto aumento mais baixo desde pelo menos 1992, o que se explica pelo actual contexto de reduzida variação dos preços.
A título de exemplo, para uma renda de 700 euros, uma variação de 0,54% corresponde a um aumento de 3,78 euros.
Esta actualização aplica-se a todos os contratos de arrendamento existentes em Portugal, com excepção daqueles que foram sujeitos ao aumento extraordinário previsto no Novo Regime de Arrendamento Urbano (cerca de 40 mil). Para a poderem cobrar aos seus inquilinos, os senhorios devem enviar-lhes uma carta registada com aviso de recepção. Os senhorios não são, naturalmente, obrigados a fazer esta actualização, mas os inquilinos têm de a acatar se esta for solicitada.