Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Famílias obrigadas a celebrar novos contratos perdem apoio ao arrendamento

As famílias que, a partir de 15 de março, tenham sido obrigadas a celebrar novo contrato de arrendamento, mesmo mantendo-se na mesma casa, perdem o apoio à renda de que vinham a beneficiar, escreve o Público esta segunda-feira.

Alexandre Azevedo
Negócios jng@negocios.pt 08 de Abril de 2024 às 08:58

Há famílias que perderam o apoio extraordinário à renda porque, apesar de continuarem a habitar na mesma casa, foram obrigadas a celebrar novo contrato de arrendamento. Isso acontece porque apenas estão abrangidos pelo apoio os contratos de arrendamento celebrados até 15 de março de 2023. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo jornal Público


Este apoio, recorde-se, foi criado para apoiar os agregados familiares com uma taxa de esforço superior a 35% no pagamento da renda da casa e rendimentos até ao sexto escalão do IRS. 


O Público refere que a Deco tem recebido muitas queixas de famílias segundo as quais os senhorios pressionaram para cessar ou não renovar os contratos, para depois poderem aumentar as rendas. Com um novo contrato, cessa o apoio ao arrendamento, no caso daqueles que o recebiam, não podendo o mesmo ser renovado. 


O apoio ao arrendamento é processado automaticamente com base nos dados comunicados ao Fisco pelos senhorios e nos rendimentos declarados para efeitos de IRS. 

Ver comentários
Saber mais rendas arrendamento apoio extraordinário à renda DECO
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio