Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Luís Valadares Tavares: “Governo deveria aproveitar o exemplo da Expo para a habitação”

Um quarto de século depois da inauguração da Exposição Mundial de Lisboa, todo o processo para pôr de pé o edificado da parte oriental da cidade deveria ser aproveitado para lançar nova construção habitacional, defende Luís Valadares Tavares que foi consultor da Expo na altura.
Paulo Ribeiro Pinto 22 de Maio de 2023 às 14:49

Os benefícios da Expo’98 vão muito além do que foi a reconversão de uma zona da cidade de Lisboa poluída, sem acessos e com um grave problema de poluição de solos. O que ficou da Exposição Mundial foram mais do que edifícios, estradas e locais de lazer e ouras infraestruturas de um projeto que foi consensual na altura.

 

Ainda hoje há divergências quanto ao custo real da obra. O orçamento inicial – no arranque da década de 1990 – apontava para valores na ordem dos 800 milhões de euros, mas houver várias derrapagens e uma auditoria do Tribunal de Contas publicada dois anos depois, em 2000, apontava para um saldo negativo a rondar os 900 milhões de euros.

 

Mas também houve receita para o Estado. Afinal de contas, forma criados milhares de empregos, construídos centenas de edifícios e o turismo conheceu uma nova etapa. De acordo com uma estimativa da Universidade Nova de Lisboa divulgada quatro anos depois do evento, a receita pública terá superado os 2 mil milhões de euros, resultante da "injeção de despesa na economia pelo promotor do projeto global, pelos promotores de construção privada e turistas".

Ver comentários
Saber mais Expo'98 Luís Valadares Tavares Exposição Mundial de Lisboa
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Publicidade
C•Studio