Notícia
Governo aprovou novo reforço do 1.º Direito em mais 400 milhões
Depois do reforço aprovado em março pelo anterior Governo, de 390 milhões de euros, o novo Executivo aprovou mais 400 milhões para o programa que prevê a construção de 26 mil habitações até 2026 pelos municípios com financiamento a 100%.
O Governo anunciou esta quarta-feira um novo reforço para o programa 1.º Direito, no valor de 400 milhões de euros. Este montante soma ao reforço que tinha sido decidido pelo anterior Governo em março deste ano, esse no montante de 390 milhões de euros.
Este reforço da dotação, explica o Governo em comunicado, está "em linha com as estimativas aprovadas pelos municípios". Em causa, recorde-se, está a construção de 26 mil habitações até 2026, com fundos do PRR e, também, financiamento nacional.
O derrapar das verbas inicialmente previstas é justificado pelo contexto inflacionista e aumentos dos preços dos materiais e da mão de obra. O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana fez agora uma análise das candidaturas - em projeto, já em obra ou mesmo já concluídas - e, tendo em conta as estimativas das câmaras, concluiu pela necessidade de mais este reforço, explica fonte oficial do Ministério das Infraestruturas e Habitação.
O PRR, recorde-se, tem previsto o financiamento superior a 2.700 milhões no âmbito de políticas do Programa Mais Habitação, nomeadamente para promover o acesso a habitação a custos acessíveis.