Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chefe de gabinete da ministra da Habitação transita para o IHRU

Num momento em que o Governo avança com vários projetos na área da habitação, o IHRU tem novo Conselho Diretivo com o fim do mandato da anterior direção. António Gil Leitão era até agora chefe de gabinete da ministra Marina Gonçalves.

Marina Gonçalves ministra habitação
António Gil Leitão era até agora chefe de gabinete da ministra da Habitação, Marina Gonçalves (na foto) ANTÓNIO PEDRO SANTOS/Lusa
15 de Junho de 2023 às 10:38
  • ...

António Gil Leitão é o novo presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), transitando de chefe de gabinete da ministra Marina Gonçalves. O novo Conselho Diretivo integra ainda Filipa Serpa, como vice-presidente, Cristina Matela e Fernando Almeida (já ocupava estas funções), como vogais, refere um comunicado do Ministério da Habitação.

O despacho de nomeação, que produz efeitos a 12 de junho, foi publicado esta quinta-feira em Diário da República, detalhando os respetivos currículos dos novos dirigentes. António Gil Leitão, de 46 anos, ocupava desde o dia 4 de janeiro deste ano o cargo de chefe do gabinete da ministra da Habitação. De resto, Gil Leitão é colaborador de longa data de Marina Gonçalves.

De 30 de março de 2022 até 3 de janeiro de 2023, exerceu as funções de chefe do gabinete quando a atual ministra era secretária de Estado da Habitação. Antes, entre outubro de 2019 e março de 2022, tinha sido adjunto do mesmo gabinete e anteriormente técnico especialista da equipa de Marina Gonçalves.

No período entre 2004 e 2018, António Gil Martins esteve ligado à Câmara Municipal de Lagos, tendo sido responsável, entre outras matérias, pela liquidação da empresa municipal Futurlagos.

De acordo com um comunicado do gabinete da ministra da Habitação, o conselho diretivo tem um mandato de cinco anos e lembra o "momento em que o instituto tem responsabilidades acrescidas com a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na componente da habitação, e um conjunto de programas que foram sendo lançados nos últimos anos."

A nota refere que "o novo Conselho Diretivo foi alvo da devida apreciação da CReSAP - Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, a qual concedeu o seu parecer positivo às quatro personalidades indigitadas, depois de uma avaliação curricular e de adequação de competências."

Ver comentários
Saber mais IHRU António Gil Leitão Marina Gonçalves habitação nomeações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio