Notícia
Chefe de gabinete da ministra da Habitação transita para o IHRU
Num momento em que o Governo avança com vários projetos na área da habitação, o IHRU tem novo Conselho Diretivo com o fim do mandato da anterior direção. António Gil Leitão era até agora chefe de gabinete da ministra Marina Gonçalves.
António Gil Leitão é o novo presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), transitando de chefe de gabinete da ministra Marina Gonçalves. O novo Conselho Diretivo integra ainda Filipa Serpa, como vice-presidente, Cristina Matela e Fernando Almeida (já ocupava estas funções), como vogais, refere um comunicado do Ministério da Habitação.
O despacho de nomeação, que produz efeitos a 12 de junho, foi publicado esta quinta-feira em Diário da República, detalhando os respetivos currículos dos novos dirigentes. António Gil Leitão, de 46 anos, ocupava desde o dia 4 de janeiro deste ano o cargo de chefe do gabinete da ministra da Habitação. De resto, Gil Leitão é colaborador de longa data de Marina Gonçalves.
De 30 de março de 2022 até 3 de janeiro de 2023, exerceu as funções de chefe do gabinete quando a atual ministra era secretária de Estado da Habitação. Antes, entre outubro de 2019 e março de 2022, tinha sido adjunto do mesmo gabinete e anteriormente técnico especialista da equipa de Marina Gonçalves.
No período entre 2004 e 2018, António Gil Martins esteve ligado à Câmara Municipal de Lagos, tendo sido responsável, entre outras matérias, pela liquidação da empresa municipal Futurlagos.
De acordo com um comunicado do gabinete da ministra da Habitação, o conselho diretivo tem um mandato de cinco anos e lembra o "momento em que o instituto tem responsabilidades acrescidas com a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na componente da habitação, e um conjunto de programas que foram sendo lançados nos últimos anos."
A nota refere que "o novo Conselho Diretivo foi alvo da devida apreciação da CReSAP - Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, a qual concedeu o seu parecer positivo às quatro personalidades indigitadas, depois de uma avaliação curricular e de adequação de competências."