Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Já se inscreveram 75 mil novos beneficiários na ADSE

Em causa está o alargamento aos trabalhadores com contrato individual de trabalho, o que também aumenta o universo potencial de cidadãos que podem recorrer em melhores condições aos hospitais e consultórios privados.

  • ...

A abertura das inscrições aos trabalhadores com contrato individual de trabalho (CIT), que arrancou no início do ano, já trouxe mais 75 mil novos beneficiários para a ADSE, um grupo que poderá assim aceder aos serviços privados de saúde com melhores condições.

O balanço foi feito pela ministra da Administração Pública, Alexandra Leitão, numa audição regimental no Parlamento. A ministra não referiu quantos destes são beneficiários titulares (os que descontam 3,5% do seu salário para a ADSE) e quantos são familiares (que não descontam).

Na sua intervenção inicial a ministra sublinhou que as novas tabelas do regime convencionado, já enviadas aos grupos privados de saúde, permitiram fechar um conjunto de preços, tornando-se "mais atrativas para os prestadores", e prevendo a comparticipação de consultas de psicologia pela primeira vez.

Cerca de 400 técnicos superiores colocados

O concurso lançado para a contratação de mil licenciados para a administração pública, lançado em meados de 2019, resultou recentemente em 400 colocações, anunciou a ministra.

"No total, foram colocados mais de 400 trabalhadores que vão contribuir para o rejuvenescimento e a qualificação da Administração Pública, especialmente nos recém-criados centros de competências de apoio à Política Externa e de Planeamento", disse.

No ano passado, de acordo com os dados oficiais citados por Alexandra Leitão, o emprego público subiu 2,8% para 718 mil trabalhadores.

Ver comentários
Saber mais ADSE contrato individual de trabalho universidades reguladores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio