Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo encerra primeira fase de negociações com sindicatos da Função Pública

O Governo encerrou esta quarta-feira a primeira fase de negociações com os sindicatos da Função Pública e vai continuar o diálogo para encontrar soluções para matérias como a reposição das 35 horas e o fim da requalificação.

Bruno Simão/Negócios
24 de Fevereiro de 2016 às 21:58
  • ...

A secretária de Estado da Administração Pública, Carolina Ferra, reuniu-se ao longo desta tarde com as três estruturas sindicais da Função Pública e no final anunciou aos jornalistas que tinha terminado o processo de negociação, que decorreu ao longo de quatro encontros, relativo a matérias com impacto pecuniário, com incidência na proposta de lei do Orçamento de Estado para 2016.

 

"Vamos desencadear um novo processo negocial que tem a ver com questões de matéria laboral. Acredito que vai ser um diálogo construtivo", disse a secretária de Estado, considerando que a primeira fase de negociações "correu muito bem".

 

Carolina Ferra adiantou que o Governo está aberto a encetar um novo processo negocial, no final de Março, começando com a discussão da reposição do horário semanal de trabalho de 35 horas.

 

A secretária de Estado admitiu que as questões pendentes "não são fáceis de resolver", mas considerou que serão "encontradas soluções em diálogo com os sindicatos".

 

A última estrutura sindical a reunir-se com Carolina Ferra foi a Federação Sindical da Administração Pública (FESAP), que se congratulou com o compromisso estabelecido com o Governo.

 

"Estabelecemos um compromisso com o Governo para o desenvolvimento da negociação colectiva", afirmou o secretário-geral da FESAP, Nobre dos Santos, salientando que o compromisso é inédito.

 

O "Compromisso para a Negociação Colectiva" assinado hoje pela secretária de Estado e duas das estruturas sindicais (FESAP e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado) determina que após a votação final global da proposta de lei do OE para 2016 se desenvolva a discussão do impacto da reposição do horário das 35 horas, o fim do regime de requalificação, o desenvolvimento da formação profissional, a precariedade laboral na Função Pública e a revisão do sistema de avaliação.

 

O documento, a que a agência Lusa teve acesso, refere que podem vir a ser discutidas outras matérias propostas pelos sindicatos ou pelo Governo.

 

As carreiras, a tabela remuneratória única, as admissões na Administração Pública, a ADSE e a Caixa Geral de Aposentações são as outras matérias que deverão ser negociadas no âmbito do acordo hoje estabelecido.

Ver comentários
Saber mais secretária de Estado da Administração Pública Carolina Ferra Função Pública Orçamento de Estado Governo FESAP Negociação Colectiva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio