Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UTAO estima défice de 0,3% até Setembro mas alerta para "pressões" no quarto trimestre

A UTAO estimou hoje que o défice orçamental, em contas nacionais, tenha sido de 0,3% do PIB até Setembro, alertando para que há "pressões" no quarto trimestre que deverão colocar este valor mais próximo da meta do Governo.

05 de Dezembro de 2017 às 18:07
  • 6
  • ...

Na sua análise sobre a execução orçamental em contas públicas até Outubro, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) apresenta a estimativa para o valor do défice nos primeiros nove meses do ano, em contas nacionais, a óptica que conta para Bruxelas.

 

"A estimativa para o défice acumulado até ao terceiro trimestre de 2017 em contabilidade nacional, realizada pela UTAO, aponta para um valor central de 0,3% do PIB [Produto Interno Bruto], o que representa uma melhoria face ao registado no primeiro semestre do ano e face ao período homólogo", lê-se na nota hoje divulgada.

 

Os técnicos que apoiam o parlamento salvaguardam que esta projecção "não inclui o impacto que a operação de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), realizada no primeiro trimestre, possa vir a ter no défice apurado em contas nacionais".

 

Esta operação ascendeu a 3,9 mil milhões de euros, o equivalente a cerca de 2,1% do PIB anual previsto no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) e está ainda a ser analisada pelo Eurostat.

 

A UTAO conclui assim que o défice registado até Setembro "deverá ter-se situado abaixo do objectivo oficial para o défice de 2017, fixado em 1,6% do PIB", mas alerta para que são esperadas para o quarto trimestre "pressões que deverão contribuir para aumentar do défice orçamental para um valor mais próximo do objectivo".

Ver comentários
Saber mais CGD Unidade Técnica de Apoio Orçamental UTAO Caixa Geral de Depósitos Orçamento do Estado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio