Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pessimismo dos empresários alemães adensa-se

Índice de confiança dos empresários alemães caiu pelo quinto mês consecutivo. Situação económica europeia e crise na Ucrânia entre as razões para o pessimismo.

24º Alemanha
Negócios 24 de Setembro de 2014 às 09:52
  • 8
  • ...

Com a economia alemã em terreno negativo, a zona euro estagnada e as relações comerciais com a Rússia ameaçadas, a confiança dos empresários alemães continua em queda. E nem mesmo as mais recentes garantias do Banco Central Europeu (BCE) de que lançará mão de novos balões de oxigénio para estimular a actividade económica, inverteram a tendência de pessimismo que se instalou há cinco meses.

 

Segundo dados divulgados esta quinta-feira pela Bloomberg, o indicador de clima económico calculado pelo IFO voltou a cair no mês de Setembro para os 104,7 pontos, depois de em Agosto ter também recuado para 106,3 pontos. Com esta nova onda de pessimismo, completam-se cinco meses consecutivos de quebra neste indicador, que mede a confiança de 7.000 empresários alemães no futuro da actividade económica.

 

A Alemanha entrou em terreno negativo no segundo trimestre do ano, com a economia a recuar 0,2% do PIB, e os indicadores mais recentes continuam a apontar para uma travagem da actividade económica no resto do ano. Ainda esta segunda-feira o índice PMI, que mede evolução da dinâmica da actividade industrial, voltou a dar sinais de fraqueza ao cair dos 51,4 pontos em Agosto para os 50,3 pontos em Setembro. 

 

Da zona euro também não se espera uma dinâmica em sentido contrário. Este ano, os países da zona euro deverão crescer apenas 0,9%, num contexto de inflação baixa, segundo as estimativas mais recentes do BCE, que já prometeu uma nova ronda de estímulos económicos.  

Ver comentários
Saber mais Crise zona euro Alemanha BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio