Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Madrid acredita que economia vai crescer mais do que prevê Bruxelas

Depois de a Comissão Europeia ter incluído Espanha entre os países que apresentam “riscos de não cumprimento” da meta do défice para 2015, o ministro da Economia espanhol mostrou-se confiante de que Madrid vai crescer mais do que o previsto, o que permitirá cumprir o limite do défice de 4,2% do PIB.

28 de Novembro de 2014 às 20:22
  • ...

O ministro da Economia espanhol Luis de Guindos já reagiu às advertências feitas esta sexta-feira pela Comissão Europeia (CE), que coloca Espanha entre os sete países que apresentam "riscos de não cumprimento" da meta do défice para 2015, que de acordo com as previsões de Madrid será de 4,2% do PIB.

 

Guindos fez questão de salientar que reside uma diferença, sobre a evolução da economia espanhola, entre as previsões feitas por Madrid e Bruxelas, que explica estas discrepâncias no que às estimativas relativas ao défice de 2015 diz respeito.

 

Luis de Guindos lembra que a previsão do Executivo liderado por Mariano Rajoy para a evolução do PIB é a de um avanço de 2%, que representa um crescimento superior aos 1,7% estimados pela instituição europeia. Esta diferença ajuda a explicar a diferença para as previsões do défice, sustenta o governante espanhol.

 

Madrid acredita registar alcançar um défice de 4,2%, menos do que os 4,6% agora antecipados pela instituição liderada pelo luxemburguês Jean-Claude Juncker.

 

Numa conferência de imprensa que se seguiu à divulgação das mais recentes previsões da CE, Guindos reagiu aos avisos de Bruxelas e fez questão de, citado pelo El País, "recordar, porque a memória é curta, que há um ano atrás a CE disse que o nosso PIB iria crescer 0,5% e que o défice seria de 5,9%, pelo que nos pediu medidas" e, acusa o ministro espanhol, "agora nem as quantifica".

Ver comentários
Saber mais Luis de Guindos CE Espanha Défice PIB
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio