Notícia
Governo lança Orçamento Participativo na próxima semana
O Governo vai lançar, na próxima semana, um Orçamento Participativo a nível nacional. O projecto, que integrava o programa de Governo do Partido Socialista, visa destinar uma verba para projectos propostos e votados pelos cidadãos.
A garantia foi dada esta quarta-feira, 13 de Julho, pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques. O valor do Orçamento Participado a nível nacional não foi, contudo, revelado pela governante.
Maria Manuel Leitão Marques falava na conferência anual do Negócios, sob o tema "(r)evolução digital", em Lisboa, onde abordou a questão da entrada da tecnologia na administração pública rumo à simplificação dos processos.
"As novas tecnologias permitem-nos aumentar a participação dos cidadãos nas políticas públicas", posicionou. E acrescentou: "era impensável pensar a simplificação sem pensar na tecnologia como instrumento transformador".
A ministra da Presidência recorreu ao exemplo do Simplex para demonstrar esta dinâmica, onde diz que é difícil encontrar uma medida que "não tenha componente electrónica", "o que não é fácil em tempos de recursos financeiros restritos".
Participar, personalizar e antecipar são os eixos definidos para dar continuidade a esta revolução digital. "Vamos criar um espaço de experimentação para o sector público, para errar menos. Quem inova e não falha, é porque inova pouco", argumentou.
Para Leitão Marques, a saúde é uma das áreas primordiais para a aplicação destes conceitos, embora refira exemplos nas áreas da justiça ou educação. "A administração está ainda muito organizada em sectores. Tem de transversalizar", concluiu.