Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

França revê crescimento em baixa e défice em alta

O Governo francês divulgou as grandes orientações para o Orçamento do Estado de 2014. Espera menos crescimento, uma redução mais lenta do défice, prepara um novo imposto sobre os combustíveis, mas assegura que 80% da consolidação orçamental será feita do lado da despesa.

Negócios 11 de Setembro de 2013 às 13:40
  • 5
  • ...

O Governo francês reviu nesta quarta-feira em baixa a sua previsão de crescimento económico para 2014, antecipando agora uma progressão do PIB de 0,9% em vez de 1,2%. Para este ano, manteve a previsão de crescimento em 0,1%.

 

Em simultâneo, fixou metas menos exigentes para a consolidação orçamental para ambos os anos, definindo como meta um défice de 4,1% do PIB neste ano (contra os anteriores 3,7%) e projectando um desequilíbrio de 3,6% em 2014, acima dos 2,9% inicialmente prometidos.

 

Estes números foram avançados pelo Executivo no quadro das grandes orientações para o Orçamento do Estado de 2014. Segundo o primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault este é um Orçamento destinado a “consolidar o crescimento”, mas que envolve também cortes “sem precedentes” de 15 mil milhões de euros: 9 mil milhões em gastos do Estado e 6 mil milhões nos programas sociais. O Governo espera ainda arrecadar três mil milhões de euros adicionais de impostos, designadamente através das alterações das taxas do IVA e um novo imposto sobre carburantes.

Ver comentários
Saber mais França Orçamento do Estado 2014
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio