Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Défice de Portugal melhora 392 milhões de euros até Junho

Até Junho de 2015, o défice orçamental das Administrações Públicas registou uma melhoria de 392 milhões de euros face ao mesmo período de 2014, utilizando universos comparáveis na análise.

Miguel Baltazar/Negócios
24 de Julho de 2015 às 17:30
  • ...

Segundo os dados de execução orçamental publicados esta sexta-feira, 24 de Julho, pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO), o défice orçamental fixou-se nos -3.783,1 milhões de euros, abaixo dos -4.175,1 milhões nos mesmos meses do ano passado. Caso não se utilizem universos comparáveis (integrando entidades públicas reclassificadas), a melhoria observada no saldo orçamental é ligeiramente inferior (370,8 milhões). 

 

Se olharmos apenas para os universos comparáveis, verificamos que a receita total aumentou 0,8% e a despesa caiu 0,3%, a primeira devido essencialmente ao impacto dos impostos indirectos e a segunda por via de um "decréscimo da despesa com subsídios à formação profissional e com prestações de desemprego", que acabou por mais que compensar o acréscimo noutras rubricas, como investimento, a compra de bens e serviços e os encargos com juros da dívida. 

 

"Em termos de subsectores, a melhoria do saldo ficou a dever-se ao aumento do excedente da Segurança Social (em 445 milhões de euros), em resultado do acréscimo da receita de contribuições e quotizações e da redução da despesa com prestações de desemprego e acções de formação profissional e à melhoria do saldo da Administração Local e Regional (em 256,4 milhões de euros, em parte explicada pela regularização de dívidas de anos anteriores em valor inferior ao do período homólogo), parcialmente anulados pela deterioração do défice da Administração Central (em 309,3 milhões de euros)", pode ler-se na nota da DGO.

 

A melhoria das contas públicas traduz-se também num excedente primário de 911,8 milhões de euros que, escreve o Governo em comunicado, "é determinante para o processo de redução da dívida pública".

Ver comentários
Saber mais défice execução orçamento Administrações Públicas saldo orçamental
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio