Notícia
Supervisor europeu aplica multa a banco pela primeira vez
O irlandês Permanent TSB foi multado em 2,5 milhões de euros por não ter cumprido os requisitos de liquidez impostos pelo Banco Central Europeu.
O Mecanismo Único de Supervisão, o "braço" supervisor do Banco Central Europeu (BCE), aplicou uma multa de 2,5 milhões de euros ao banco irlandês Permanent TSB por este não ter cumprido os requisitos de liquidez exigidos. Foi a primeira vez desde que começou a operar, no final de 2014, que este organismo aplicou uma coima a uma instituição financeira.
Segundo o Financial Times, o Mecanismo Único de Supervisão informou que aplicou uma coima de 1,75 milhões de euros ao banco irlandês por este não ter cumprido "requisitos específicos de liquidez" exigidos pelo supervisor em Novembro de 2015.
O Permanent TSB teve uma coima adicional de 750 mil euros por ter voltado a incumprir com as exigências do organismo liderado por Danièle Nouy (na foto) em Fevereiro.
Segundo o BCE, o banco irlandês não cumpriu os requisitos relativos ao rácio de cobertura de liquidez entre Outubro de 2015 e Abril de 2016.
Em comunicado citado pelo jornal britânico, o Permanent TSB garante que cooperou totalmente com o BCE e que tem uma posição de liquidez de acordo com as regras desde Abril de 2016.
"As violações surgiram de uma interpretação errada da revisão de um regulamento que actualizou elementos dentro do cálculo do rácio de cobertura de liquidez que se relacionavam com o tratamento do financiamento do BCE. Em nenhum momento durante este período, a posição real de liquidez do grupo se deteriorou", sublinha o banco no comunicado.
Um porta-voz do organismo de supervisão confirmou que foi a primeira multa aplicada a um banco pelo Mecanismo Único de Supervisão, enquanto o informou que a instituição irlandesa já "remediou completamente a questão".
De acordo com o Financial Times, o banco pode recorrer da decisão no Tribunal Europeu de Justiça.