Notícia
Recandidatura de Merkel apoiada por mais de metade da Alemanha
Mais de metade da população alemã apoia uma recandidatura de Angela Merkel ao chancelado, apesar da sua perda de popularidade com políticas liberais de migração.
De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 9 de Novembro, Merkel conta com o apoio de cerca de 59% dos alemães para liderar a coligação entre o partido Democratas Cristãos e a União Social Cristã, avança a Reuters.
A mesma sondagem revela que 35% do universo de 1.002 pessoas inquiridas não quer que a actual chanceler se candidate para um quarto mandato.
Antigos aliados de Merkel esperam que esta se candidate às eleições federais de 2017, embora as suas políticas de abertura à recepção de imigrantes do Médio Oriente e África para a Alemanha tenham abalado a sua popularidade.
Merkel não faz quaisquer comentários, mas mostrou-se motivada no passado mês de Setembro.
Caso a actual chanceler não entre na corrida para um novo mandato, 26% dos inquiridos apontam para ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, como o melhor candidato pelas forças conservadoras. No mesmo estudo, 18% referem a ministra da Defesa, Ursula von der Leyen como melhor sucessora, e 12% preferem o ministro do Interior Thomas de Maiziere.