Notícia
Projecções apontam para empate técnico nas presidenciais austríacas
Os dois candidatos à presidência da Áustria, Norbert Hofer do FPÖ (extrema-direita) e o ecologista Alexander Van der Bellen, ficaram praticamente empatados nas eleições deste domingo, segundo as projecções das empresas de sondagens divulgadas após o fecho das urnas.
22 de Maio de 2016 às 18:31
A projecção divulgada pela televisão pública ORF para esta segunda volta das presidenciais atribui 50,2% ao candidato do FPÖ e 49,8% ao candidato ecologista, com uma margem de erro de 2%.
Dada a pouca diferença de votos entre os dois candidatos, os resultados finais podem só ser conhecidos na segunda-feira.
O voto por correspondência, considerado nas projecções das empresas de sondagens, é normalmente desfavorável à extrema-direita.
Uma vitória de Hofer (na foto), um engenheiro aeronáutico de 45 anos, constituiria a primeira eleição de político de extrema-direita para chefe de Estado de um país da União Europeia.
Na primeira volta, que se realizou a 24 de Abril, Hofer obteve 35% dos votos e Van der Bellen, antigo professor universitário e antigo líder dos Verdes, de 72 anos, 21,3%.