Notícia
Produção das indústrias portuguesas muito abaixo da média do euro em Dezembro
O crescimento da produção industrial em Portugal desacelerou para 0,6% no final de 2017, o que compara com a subida de 5,2% registada na Zona Euro.
A produção industrial em Portugal cresceu muito abaixo da média do euro, em Dezembro, mês em que este indicador teve o melhor desempenho em pelo menos seis meses nos países da moeda única.
De acordo com os dados revelados esta quarta-feira, 14 de Fevereiro, pelo Eurostat, o crescimento da produção das fábricas portuguesas desacelerou para 0,6%, em termos homólogos, quando a média da Zona Euro foi de 5,2%.
Este indicador em Portugal cresceu não só abaixo da média dos parceiros europeus, como a um ritmo muito inferior ao dos meses anteriores, já que em Outubro e Novembro, as subidas foram de 4,7% e 3,1%, respectivamente.
À semelhança da Zona Euro, também a União Europeia registou um forte aumento, com a produção da indústria a crescer 4,8% face a Dezembro de 2016. O Eurostat justifica esta evolução com a subida de 7,6%da produção de bens de capital, de 7,4% da produção de bens de consumo duradouros e de 6,6% de bens intermediários.
Entre os 28 países da UE, os maiores aumentos foram registados na Roménia (13,5%), Eslovénia (12,2%) e Suécia (8,5%) enquanto os maiores decréscimos aconteceram na Croácia (-2,5%),Luxemburgo (-2,3%) e Dinamarca (-2,2%).
Também na comparação em cadeia – ou seja, em relação ao mês anterior - Portugal contrariou a evolução dos parceiros da moeda única, com a produção industrial a decrescer 0,5% face a Novembro, enquanto na Zona Euro este indicador aumentou 0,4%. Na União Europeia, o crescimento foi de 0,3%.
No conjunto do ano, a produção das fábricas aumentou 3% na Zona Euro e 3,3% no bloco regional da União Europeia.