Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Zona Euro acelera para 2,1% em Setembro

O crescimento dos preços na região da moeda única acelerou de 2%, em Agosto, para 2,1%, no mês passado, sobretudo devido ao aumento do custo da energia.

17 de Outubro de 2018 às 10:23
  • ...

O crescimento dos preços na Zona Euro acelerou em Setembro. A taxa de inflação na região da moeda única subiu de 2%, em Agosto, para 2,1%, no mês passado, segundo revelou o Eurostat esta quarta-feira, 17 de Outubro, confirmando os dados avançados na primeira estimativa.

Na União Europeia, a taxa de inflação manteve-se em 2,2%, o mesmo valor observado em Agosto.

O crescimento dos preços na Zona Euro já está, assim, acima da meta do Banco Central Europeu (BCE), que é de uma inflação abaixo, mas próxima de 2%. No mês a que se referem os dados, Setembro, a autoridade liderada por Mario Draghi reduziu para metade o valor mensal das compras de activos, uma medida que abriu caminho para a eliminação completa desde programa no final do ano.

Olhando para o conjunto dos países da moeda única, as taxas de inflação mais baixas foram registadas na Dinamarca (0,5%), Grécia (1,1%) e Irlanda (1,2%), enquanto as mais elevadas tiveram lugar na Roménia (4,7%), Hungria (3,7%) e Bulgária (3,6%).




Em comparação com Agosto, a inflação desceu em nove Estados-membros, ficou estável em quatro e subiu em 14. Em Portugal, o crescimento dos preços foi de 1,8%, em relação ao mesmo mês do ano anterior.  

De acordo com os dados do Eurostat, o maior contributo para a subida dos preços na Zona Euro veio da energia, seguida dos serviços, alimentação, álcool e tabaco, e bens industriais não-energéticos.

Ver comentários
Saber mais preços inflação Zona Euro Eurostat
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio